RSS


Juniores-Lição 02 Jesus ensina sobre o poder de seu Nome

Exercitando a memória:



Professor: Falaremos hoje sobre autoridade do nome de Jesus. É importante que as crianças entendam o que é autoridade. Segundo o dicionário Houaiss, o verbete autoridade significa dentre outras coisas: 



(1) o direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer;

(2) autorização oficial para se realizar algo.



“Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. Lucas 10:12



Os discípulos tinham o direito de superar criação hostil representado por serpentes e escorpiões, bem como para superar o poder do inimigo, uma alusão a Satanás. A questão não é que esses seres podem ser manipulados com segurança, mas as forças que elas representam podem ser combatidas e esmagadas. Os discípulos estão seguros nas mãos de Deus. Nada pode realmente prejudicá-los Deixe bem claro para as crianças que o texto não está autorizando a manipulação de animais peçonhentos.

A foto é tirada da linguagem figurativa do AT, que descreve a proteção de Deus, em termos de espezinhar os seres criados: em Dt. 8:15, ao longo do deserto, cobras e escorpiões; em Sl. 91:13, sobre o leão e a cobra (ver também Sl 21:2; 39:30; Nm. 21:6-9; 1 Reis 12:11, 14; Is. 11:8; Rm. 16:20). Na verdade, a insinuação pode voltar a Gênesis 3:15, onde diz que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente. A imagem é de esmagar estas criaturas e assim derrotar a hostilidade que eles representam. Quando confrontados com o mal, os discípulos podem superar tudo o que se lhes oponha, pela autoridade de Cristo supera o poder dos inimigos na guerra contra Satanás, o ministério de Jesus é o dia D.



Os setenta foram enviados somente ao povo de Israel. A nação estava aguardando a manifestação do reino, e estes discípulos deveriam ir adiante e proclamar a proximidade daquele reino.

Atenção professor

Não confundir os doze discípulos com os 70. Os setentas não tinham o status oficial que os doze tinham. Sua comissão foi por um tempo limitado, o período durante o qual eles estariam indo de cidade em cidade. O Senhor deu-lhes poder especial de fazer milagres em Seu nome.

"Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças;" Lucas 9:1

"Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir." Lucas 10:1





Porque os 70 discípulos precisam da autoridade do nome de Jesus?



O envio das ovelhas para o meio de lobos era proverbial em Israel. Se a penetração dos lobos em um rebanho de ovelhas já representa um grande perigo, quanto mais perigoso será enviar e remeter, contrariando todo o bom senso, ovelhas isoladas para dentro de uma alcatéia de lobos! As indefesas ovelhas devem viver, atuar e permanecer entre lobos, e até mesmo superá-los. Isto é inimaginável e inconcebível! Contudo, Deus assim o determinou! Que não esqueçamos isso especialmente quando os lobos se tornarem cada vez mais numerosos e temíveis nos tempos finais! Foi o Senhor que o disse!



Jesus tinha dado para autoridade aos discípulos dele contra as forças do mal. Foi concedido a eles imunidade contra danos durante a missão deles. Evidentemente eles haviam cumprido com êxito a missão: provavelmente tanto na pregação da chegada do reino de Deus como também em curas de enfermos, o quê os surpreendia - porque até onde sabemos, não estava incluso na tarefa que haviam recebido—também a expulsão de demônios!



Missão dos 70 discípulos

"Curai os enfermos que nela houver, e dizer-lhes: É chegado a vós o reino de Deus." Lucas 10:9



Eles, evidentemente, tinham experimentado um momento maravilhoso, apesar da indiferença de muitos para com eles e para a sua mensagem, eles voltaram para o Senhor com alegria, dizendo: "Senhor, até os demônios se nos submetem pelo teu nome quando eram enfrentados na autoridade de Jesus. Essas pessoas ignorantes e simples da terra, que os poderosos e sábios de Jerusalém consideravam “o povo maldito” (Jo 7.49), a “ralé da terra” (expressão rabínica), são portanto as ferramentas que Deus dá a seu Filho para destruir o reino de Satanás na terra. Usando as ferramentas mais humildes, Deus tem intenção de concretizar sua maior obra.



Mas atenção - As vitórias conquistadas até então sobre Satanás e a promessa do Senhor de que farão façanhas ainda maiores são inúteis se não tiverem como fundamento a salvação pessoal. Incomparavelmente mais preciosa do que possuir todas as dádivas da graça é a própria graça de Deus, transmitida a todos os verdadeiros discípulos do Senhor pelo fato de que seus “nomes estão inscritos no livro da vida”. Ela é o motivo da maior das alegrias e uma firme comprovação da certeza da salvação pessoal.



Para refletir:



Muito do que fazemos em nossas vidas, buscamos resultados e recompensas

Ex: Os alunos estudam para tirarem notas difíceis para conseguirem o que?



Também, muito do que é feito para Cristo, busca-se resultados e recompensa.

Discípulos servem a Deus para que? Para serem reconhecidos? Receberem elogios? Recompensas?



De tudo o que você faz, o que importa para seu próprio bem é a sua salvação pessoal, não precisamos de qualquer recompensa adicional.

Perguntas:

Que ato heroico ou que grande sacrificio podemos fazer para ganhar a vida eterna?



Fonte: Portal da Escola Dominical por Roberto



Bibliografia:



1. Hendriksen, W. (2002). Comentario al Nuevo Testamento: El Evangelio Según San Lucas (564). Grand Rapids, MI: Libros Desafío;

2. Platt, A. T. (1993). Estudios Bıblicos ELA: Verdadero hombre, verdadero Dios (Lucas Tomo I) (104). Puebla, Pue., México: Ediciones Las Américas, A. C.;

3. Rienecker, F. (2005; 2008). Comentário Esperança, Evangelho de Lucas; Comentário Esperança, Lucas (231). Editora Evangélica Esperança; Curitiba;

4. Barton, B. B., Veerman, D., Taylor, L. C., & Osborne, G. R. (1997). Luke. Life application Bible commentary. Wheaton, Ill.: Tyndale House Publishers;

5. Dicionário eletrônico Houaiss versão 1.0, dez 2001;

6. Ironside, H. A. (1947). Addresses on the Gospel of Luke. Neptune, NJ: Loizeaux Brothers;

7. Bock, D. L. (1996). Luke Volume 2: 9:51-24:53. Baker exegetical commentary on the New Testament. Grand Rapids, Mich.: Baker Books.

0 comentários:

Postar um comentário