RSS

Lição 01- Joquebede, uma mãe heroína













Quem era Joquebede?

Neste domingo, estudaremos acerca da vida de uma mulher que foi exemplo de fé, coragem e perseverança, uma verdadeira heroína – Joquebede. Observe o exemplo dessa personagem e aprenda colocar em prática tudo quanto vai aprender.

Conhecendo mais...: · 


Nossa personagem em destaque é Joquebe, do Heb. Yokebed, significa “Yah é gloria” = “O Senhor é glória”), segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe. Este nome revela que Jeová era conhecido e respeitado antes de da experiência de Moisés, na ocasião da queima da sarça, quando Deus revelou o seu divino nome (Êx 3.1-15). Ela era descendente de Levi, nasceu na época em que os israelita estavam cativos no Egito.

Durante a vida de Joquebede, as condições para os israelitas eram duras e sem esperança. Eles eram escravos oprimidos sem misericórdia.

 Joquebede já tinha dois filhos pequenos quando foi passado um edito ordenando que todos os bebês masculinos fossem mortos logo que nascessem. As pessoas resistiram, e os bebês continuaram a sobreviver.
 O terceiro filho dela veio a tornar-se um lindo menino, a quem ela decidiu manter vivo. Por três meses, tudo correu bem. Mas quando tornou-se impossível esconder o bebê, Joquebede decidiu desesperadamente colocar sua vida nas mãos de Deus. Ela fez o que todo pai ou mãe eventualmente tem que fazer: deixou seu filho ir. Então Moisés foi posto para flutuar nas ondas gentis do rio Nilo. E Deus realizou o primeiro de uma série de milagres que seriam desdobrados durante os anos.
A salvadora de Moisés veio a ser a princesa, que sem saber colocou a criança de volta nos braços de sua mãe para criá-la.
A fé, a coragem e o desembaraço de Anrão e Joquebede não só preservaram a vida de Moisés como sua mãe obteve da filha do Faraó a permissão de amamentá-lo e cuidar de seu próprio filho (Êx 2.1-10).
É sempre difícil para um pai ou mãe deixar seu filho ir. Mas se você é pai ou mãe, aprenda com Joquebede e descubra que confiar nossos filhos aos cuidados de Deus é a coisa mais segura que podemos fazer. Ore pela segurança e bem-estar espiritual deles e confie nas promessas de Deus.

Quando confrontados com uma situação impossível, haverá realmente uma opção melhor do que confiarmos em Deus?

Joquebede é mencionada em Êxodo 2; 6; Números 26 e Hebreus 11.23.
Extraído e adaptado de:365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro. CPAD, 1999, pp. 45.





 






 

Exercitando a memória bíblica:










Plano de Frequência



Caro Professor para este trimestre, trago a sugestão da criação de um álbum para o plano de Frenquência. O álbum dos Heróis da Bíblia.

A cada lição postarei em exemplo de página para seu álbum, mas cada um pode adaptar o conteúdo conforme a sua realidade.











Primeira Página do Álbum "Heróis da Bíblia"



0 comentários:

Postar um comentário