RSS

Lição 6- Neemias, um herói que não olhou para trás



 O assunto desta lição é P E R S E V E R A N Ç A!

Nossos juniores precisam entender que, se quisermos seguir a Cristo, temos que ter essa qualidade. E nada melhor do que através de Neemias, esse personagem bíblico tão perseverante na reconstrução dos muros de Jerusalém eles entenderem que precisam ser firmes e constantes no serviço do Mestre.



NEEMIAS PERCEBE A FALSIDADE
Neemias 6:1-7:4

Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças

Objetivo do Professor: Que a criança salva chamará Jesus para ajuda-la quando for tentada a pecar, lembrando estas três palavras: Jesus, Outros, Você.
Verdade Central Relacionada à Criança: O Senhor Jesus vive em você para ajuda-lo a dizer “Não” ao pecado.

I – Introdução e Andamento

Rita gostava que seus sobrinhos Marcos e Carlos, a visitassem. Aquele dia não era exceção. Rita resolveu armar o autorama para que os meninos pudessem brincar com os carrinhos enquanto ela costurava. – Pode deixar, eu ajudo você, - ofereceu-se Marcos. Com isso o garotinho agarrou o brinquedo e num segundo ele se partiu. – Não mexa mais nele, - repreendeu a tia com severidade. – Vou arrumar sozinha. – Em breve a vozinha de Marcos quebrou o silêncio: - Tia Rita, as pessoas que amam Jesus também pecam? – Ela ficou tão triste por dentro que achou difícil responder à criança. Você já se sentiu infeliz por ter feito algo que desagradou o Senhor? Se já fez isso, deve ouvir cuidadosamente a lição de hoje. Ela começa com os inimigos que ficaram irritados porque o muro estava quase pronto.

A. Quando o muro tinha quase terminado, os inimigos tentaram desesperadamente fazer Neemias sair da cidade para que eles pudessem atacá-la (6:1,2).
Os inimigos fariam todo o possível para impedir Neemias de cumprir a vontade de Deus em Jerusalém . Nosso inimigo, Satanás, tenta também impedir-nos de obedecer a Deus. Todavia, se você faz parte da família de Deus, o Senhor Jesus vive em você para ajudá-lo a dizer “Não” ao pecado. Algumas vezes Satanás usa pessoas para nos tentarem a pecar. Elas talvez digam, “Prove isto”, ou “Olhe isto”. Satanás sabe para quais pecados é mais difícil dizermos “Não”. Ele vai tentar repetidamente nos fazer pecar, mas a Bíblia diz: “Maior é aquele que está em vós do que está no mundo” (1 Jo 4:46). Deus tem muito mais poder do que Satanás. Lembre-se, ele está sempre a ajudar você a dizer “Não” para o pecado. Deus estava com Neemias para ajudá-lo, mas os inimigos continuaram tentando impedi-lo de fazer o que Deus queria que fizesse.

B. Neemias não aceitou o encontro com eles, recusando-se a se afastar da obra de Deus (6:3).

C. Quatro vezes eles tentaram fazer Neemias ir encontrá-los, mas ele não aceitou (6:4).

D. A quinta tentativa foi na forma de uma carta aberta (6:5).

E. A carta ameaçava contar a Artaxerxes que Neemias estava iniciando uma revolta e planejando tornar-se Rei (6:6,7).
Sambalate, Tobias e Gesém estavam mentindo. Eles contrariavam a Deus. Você sabe que cada um de nós contraria a Deus? A Palavra de Deus nos diz que cada um de nós se desvia pelo seu próprio caminho (Isaias 53:6). Seguir o nosso próprio caminho, em vez do caminho de Deus, é pecado. Nenhum de nós é suficientemente bom para ir para o Céu. Mas, o Filho de Deus, Jesus, abriu para nós um meio de sermos perdoados do pecado. Romanos 5:8 diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. O Senhor irrepreensível deu o seu preciso sangue para pagar pelos nossos pecados quando morreu na cruz. Ele não ficou, porém morto. No terceiro dia ressuscitou. Jesus saiu vivo do túmulo. Você pode ter seus pecados perdoados crendo que Ele morreu por você. Terá então condições de viver de modo agradável a Deus. Você não precisa permanecer em seus pecados, contrariando a Deus, como inimigos de Neemias.

F. Neemias repreendeu-os corajosamente e disse ao povo que os inimigos queriam apenas amedrontá-los (6:8,9).

G. Semaías fingiu querer proteger Neemias dos inimigos que planejavam ataca-lo durante a noite (6:10).
[Só o sacerdote tinha permissão para entrar no Santo dos Santos no templo. Deus havia dito que quem quer que entrasse morreria (Números 18:7). Neemias não era sacerdote.]

H. Neemias percebeu que era um estratagema e se recusou a ceder ao medo, fugindo e se escondendo (6:11,12).
Deus ajudou Neemias a ver que era um truque e ele se recusou a pecar. Se você já O convidou para ser seu Salvador, o Senhor Jesus vive em você para ajudá-lo a dizer “Não” ao pecado. Quando você é tentado a fazer coisas erradas, há três coisas importantes para lembrar: Jesus, Outros e Você. Primeiro, você nãop0ode lutar com o seu inimigo, Satanás, sem ajuda de Deus. Deve então lembrar que Jesus é o único que o ajuda a vencer o pecado. Se não confiar na ajuda de Jesus, Satanás vai enganar você e antes que perceba terá pecado, fazendo o que Satanás quer. Segundo, não ouça o que os outros dizem. Você deve obedecer ao que Deus quer que faça. Terceiro, é importante para você decorar versículos bíblicos, para que possa pensar no que Deus diz em sua Palavra e até repeti-los em voz alta quando for tentado a pecar. Se pensar nas coisas perversas que Satanás quer que faça, em breve irá fazê-las. A Palavra de Deus promete que Ele é fiel para “prover livramento” (1 Coríntios 10:13). Jesus está sempre pronto para ajudar você a dizer “Não” ao pecado. Deus ajudou Neemias quando ele se recusou a pecar.

I. Os inimigos puderam planejar essas armadilhas por causa dos parentes que tinham na cidade e muitos de amigos leias (6:17-19).

III. Clímax
Em vista de Neemias e o povo se recusarem a pecar, Deus os ajudou a completar o muro em apenas 52 dias (6:15).

IV. Final

A. Conclusão
1. Os inimigos ficaram humilhados por terem perdido a batalha contra Deus (6:16).
2. As portas foram colocadas, os lideres escolhidos e homens indicados para guardar a cidade contra futuros ataques inimigos (7:1-4).

B. Apelo (Salvos)
Nosso inimigo, Satanás, ataca e tenta nos fazer pecar, mas podemos vencer Satanás recusando-nos a pecar. Se você já é filho de Deus, o Senhor, Jesus vive em você para ajudá-lo a dizer “Não” ao pecado. A Palavra de Deus promete que Deus é fiel para “prover livramento” (1 Coríntios 10:13) Quando você for tentado a pecar, lembre-se de três coisas importantes: Jesus, Outros, Você. Jesus é quem nos ajuda a vencer o pecado. Os outros (pessoas) tentarão fazer você pecar, mas não dê atenção a eles. Você precisa começar a decorar a Palavra de Deus para que possa refletir sobre o que Deus diz em vez do que Satanás diz. Em vez daquele sentimento terrível que surge quando você peca, você pode ter alegria. Quer começar pedindo hoje a Jesus para ajudá-lo a dizer “Não” ao pecado? Você pode fazer neste instante.

C. Apelo (Não salvos)
Se você pediu a Jesus para perdoar os seus pecados e ser o seu Salvador, você pode fazer isso agora. Deus providenciou um meio de dar a você a vida eterna e o perdão dos pecados (João 3:16).

2-Subsídio bíblico 2
Neemias
Capitulo 1

Fonte: Bíblia de Adolescente – Aplicação Pessoal CPAD

Quero Saber...
Por que Neemias chorou ao saber dos muros?
Neemias chorou ao saber que os muros de Jerusalém ainda não haviam sido reconstruídos. Por que a noticia sobre aqueles montes de pedras o deixou tão perturbado? Os muros não significam muito para as cidades de hoje, mas no tempo de Neemias eram muito importantes. Eles ofereciam proteção contra ataques e simbolizavam força e paz. Neemias também estava muito triste por causa do povo, os judeus, que, por um decreto anterior, haviam sido impedidos de edificar os muros. Outros governantes da região eram contra a reconstrução dos muros porque não queriam que os judeus recuperassem a, força que uma vez haviam tido como nação. Neemias queria ajudar seu povo. Que problemas no mundo deixam você zangado, ou lhe dão vontade de chorar?

Página 590.
3- Página do Álbum Heróis da Bíblia com a memorização bíblica.



5-Deixo aqui a sugestão da irmã Sandra Mac (http://www.escoladominical.net/)

 sugestão:Escrever as partes do versículo em caixas de sapato cobertas com papel pardo - fazendo de conta que são tijolos, e construir o 'muro' com as crianças. Sua igreja está em construção e tem tijolos fáceis por perto? Uauuu! Bacana, faça então seu muro 'quase de verdade' e deixe as crianças construírem com o versículo.Quanto mais palavras você dividir o versículo, mais tijolos terá e mais divertido fica.No final da lição, use os 'tijolos' em uma pequena competição de perguntas. Dividir a turma em 2 grupos.Cada pergunta certa, um tijolo do muro do grupo.Onde conseguir tantas caixas de uma hora para outra (o Prof. atrasildo ): peça doações de caixas em sapatarias nos Shoppings, eles geralmente tem MUITAS sobrando! E se não conseguir caixas?

1-Utilize o desenho abaixo, amplie e pinte.
2- Faça tirinhas com as palavras do versículo.
3- Fazer cortes laterais com estilete nos tijolos para encaixar a ponta das tirinhas . E, assim, fazer a memorização do versículo chave.

Boa Aula em nome de Jesus

0 comentários:

Postar um comentário