RSS

LIÇÃO 7: JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER!

TEXTOS BÍBLICOS: Josué 1:1-6 – 2 Timóteo 1:7

TEXTO PARA DECORAR: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1:9

PRINCIPIO: “Jesus está comigo quando sou desafiado a crescer”.

OBJETIVOS: Ao finalizar a classe as crianças poderão:

- Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com eles.

- Que ele possa desenvolver Fe e confiança no Senhor toda vez que é desafiado a crescer.

-Aprenda a pedir a ajuda e companhia do Senhor quando surgirem novos desafios.

MATERIAIS: Visuais para a lição, Xerox do fantoche de Josué, sacos de papel para fazer o fantoche, lápis de cores, tesoura e cola.

QUEBRA-GELO:

  • Alguma vez você teve que fazer alguma coisa muito difícil? O que foi? Como se saiu? (permita respostas)


HORA DA PALAVRA:

Muitas vezes na vida passamos por situações que exigem muito de nós, por exemplo quando temos prova escola, ou quando temos um exame final para passar de ano, ou quando praticamos algum esporte e somos avaliados ou temos um jogo muito difícil. Às vezes também somos provados em nossos talentos e desafiados a fazer coisas que parecem difíceis e que nunca antes fizemos. Até dentro da igreja nos topamos com momentos como estes, nos que temos que orar em público, ou temos que cantar ou dar o nosso testemunho, ou fazer uma peça de teatro ou simplesmente aprender um texto Bíblico de cor para depois repeti-lo a tia da salinha. E na medida que as crianças crescem devem também fazer exames médicos, ir ao dentista, tirar um pouquinho de sangue ou até  colocar vacinas. Algumas crianças ficam muito nervosas, ao ponto de ficarem doentes ou algumas ficam paralisadas na sua timidez, pensando que jamais conseguirão vencer os desafios que se apresentam. Muitas crianças se sentem sozinhas, esquecendo que Jesus está com elas em esses momentos tão importantes da vida. E se desistimos ou nos entregamos à timidez e à covardia, ficaremos sem crescer na nossa vida intelectual, física e também na vida espiritual.

Na Bíblia temos o exemplo de um homem ao que encomendaram uma tarefa muito difícil. Suceder a um excelente líder! Sim, este homem chamado Josué, devia ser o sucessor, o novo líder dos milhares de israelitas que estavam no deserto com uma missão muito importante: Conquistar Canaa, a terra prometida por Deus.

Figura 1.

Josué estava muito desanimado. Ele estava muito triste pela morte de Moises, o líder (um homem que tinha sido mais que um pai para ele), e também tinha medo. Tinha medo porque não sabia o que tinha que fazer agora. Por muitos anos tinha servido a Moises em tudo, e agora sentia um vazio no seu coração. Josué olhava para o acampamento do povo de Israel e pensava: “São tantos! Milhares e milhares!” Josué lembrava-se de todas as vezes que Moises tinha tomado decisões difíceis para guiar ao povo. “Como será que Moises fez para cuidar todo este povo?”

Nessa hora Josué lembrou as palavras de Moisés antes de morrer. Ele ainda lembrava-se das mãos do ancião colocadas na sua cabeça enquanto pronunciava palavras que o faziam entristecer. Moises o tinha designado como novo líder de Israel.

-Este é o homem –declarou Moisés diante da multidão- que será o líder depois de minha morte. Esta é a vontade de Deus.

Quando Josué pensava em tudo isto ficava muito assustado. Tal vez este seja o momento de fugir.

-É uma responsabilidade muito grande para mim! –pensava Josué- Nunca vou poder cumprir com esta responsabilidade tão grande! Tomara tivesse alguém que me ajudasse!

Figura 2 .

De repente Josué sentiu que alguém falava com ele. Imediatamente percebeu que era Deus que falava com ele. Ele escutou atentamente:

-Josué, meu servo Moisés morreu, agora é você que deve atravessar o rio Jordão com todo o povo de Israel pra tomar posse das terras que eu tenho prometido dar para vocês.

-Atravessar o Jordão? Como farei isso com tantas pessoas? Nós não temos embarcações.- Então pensou em todos os inimigos que tinham e moravam em cidades fortificadas. O que aconteceria com o povo quando chegasse do outro lado do rio Jordan? Como poderia enfrentar essas grandes cidades e ainda sem armas? O Senhor estava pedindo algo impossível! Seu coração se encheu de dúvidas e temores. Mas o Senhor continuou falando com ele:

-Eu te darei a terra, e ninguém te poderá derrotar nunca na tua vida, porque eu estarei contigo como estive com Moises.

Dentro do coração de Josué alguma coisa começou a mudar. Começou a sentir segurança e esperança. Tal vez não teria que enfrentar todos os inimigos sozinho como ele tinha pensado. Então voltou a ouvir a voz de Deus que dizia:

- Eu somente te peço duas coisas Josué: Que sejas muito valente e que cumpras Minhas Palavras escritas na lei que Moises te deu. Pensa nessas palavras de dia e de noite para que for bem em tudo quanto você fizer.

Josué voltou a olhar o acampamento com milhares de pessoas e voltou a sentir medo. Ainda que seguisse a lei fielmente como poderia fazer para guiar todas essas pessoas?

- Não temas! –disse Deus para ele- nem te desanimes porque Eu, teu Senhor e Deus estarei contigo onde quer que você for.

Josué fez um grande silencio. Josué ficou mais um pouco sentado sem dizer nada. Pouco a pouco o medo e a preocupação foram desaparecendo.

-Então não depende de mim! –pensou- Se Deus está comigo como andou com Moises e eu obedeço a sua palavra é Ele que vai dirigir o povo e não eu. Eu somente faço o que ele quer! Uma sensação incrível de segurança invadiu o seu ser.

Josué se levantou cheio de coragem e valentia, Deus estaria com ele em todos os momentos difíceis que viriam. De fato Josué foi um grande líder vencedor, e introduziu a Israel na terra prometida com a ajuda do Senhor.

Da mesma maneira Jesus esta com você sempre que precisar vencer um desafio!

  • O que fez com que Josué mudasse do medo para a segurança e valentia? (Ele escutou que Deus estaria com ele assim como tinha estado com Moises)

  • O que tinha que fazer Josué para que a ajuda e a presença de Deus estivessem com ele? (Tinha que ser corajoso e obedecer a Palavra de Deus)

  • Quais são os momentos mais difíceis que você enfrenta para crescer?

  • Como você atua diante dos desafios, provas ou responsabilidades novas?

  • Josué falou com o Senhor quando devia assumir o novo desafio de líder o povo de Israel. Você entrega os seus desafios e responsabilidades ao Senhor em oração? Pede a Sua ajuda?

  • Você tem a tendência de ser tímido ou ter medo a novos desafios?

  • Olha o que disse 2 Timóteo 1:7 O que nos deu Deus?

  • Que conselho você daria para uma criança que esta diante de um grande desafio?

  • O que aconteceria conosco se desistíssemos de cada desafio e responsabilidade nova que se apresenta?

MOMENTOS DE ORAÇAO

Líder ore pelas crianças que estão atravessando desafios e novas responsabilidades. Ore também por aquelas que são tímidas e não querem assumir novos compromissos ou vencer os desafios, ore para que o Espírito Santo as encha do poder de Deus. Ensine-as a orar antes de cada desafio que se apresente na sua vida. Peça que decorem o texto e o repitam em voz alta cada vez que enfrentem um desafio, declarando assim a companhia e proteção do Senhor.

ATIVIDADES

Entregue um saquinho de papel para fazer o fantoche de Josué. Que as crianças pintem e colem as peças. Depois de terminado repitam o texto decorado usando o fantoche.

Pastora Gabriela Pache de Fiúza






0 comentários:

Postar um comentário