RSS

Série: Deus cuida de mim Lição 6: Jesus está comigo na escola!


SERIE: DEUS CUIDA DE MIM

LIÇÃO 6: JESUS ESTA COMIGO NA ESCOLA!

Textos BíblicosSalmo 23:6ª – Tiago 1:5 – 1 Cor 15:33 – Salmo 1:1

Texto para decorar: “Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver” Salmo 23:6a

PRINCIPIO: “Jesus esta comigo todos os dias quando vou à escola ”

OBJETIVOS: Ao finalizar a classe as crianças poderão:

- Reconhecer os cuidados de Jesus nas suas vidas na escola.

-Pedir ao Senhor sabedoria para vencer todos os desafios y aprovar todas as etapas da escola.

- Confiar nos cuidados do Senhor Jesus quando são rejeitados e maltratados.

- Aprender a contar aos seus pais e professores se passam por algum tipo de abuso ou maltrato escolar.

QUEBRA-GELO:

Tem alguma história engraçada que aconteceu com você na escola? Compartilhe!

HORA DA PALAVRA:

Todos nós passamos muito tempo das nossas vidas na escola. É nesse lugar onde somos alfabetizados, aprendemos matemática, história e muitíssimas matérias e assuntos que serão uma ferramenta valiosa para a nossa vida e futura profissão. É na escola que aprendemos a sociabilizar-nos e compartilhar. Ali somos desafiados todos os dias a crescer e desenvolver-nos. E é ali justamente que muitas crianças pensam que estão sozinhas, sem ninguém que as ajude ou entendam. Mas se equivocam completamente porque Jesus está com a gente em todo momento, incluído na Escola. Davi escreveu no Salmo 23:6ª “Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver”

Figura 1

  • O que esta acontecendo com esta menina?

  • Aconteceu o acontece algo assim com você na escola? Tem algum colega que te oprime e machuca? (permita respostas)

  • Você sabe o que significa BULLYING?

A palavra inglesa Bullying significa “valentão, brigão, ameaça ou intimidação” e é freqüente nas escolas. Bullying são agressões físicas e verbais que ridicularizam e ferem o outro como violência física; chutes, empurrões, socos, gritos, rejeição, espalhar comentários; debochar, xingar, intimidar, criticar o seu modo de vestir, a sua etnia ou religião, incapacidades ou poder aquisitivo…

O bullying é assustador e embaraçoso. Você pode pensar que a culpa é sua, mas não é! Aqui vão algumas dicas e conselhos para acabar com o Bullying:

  • Lembre sempre que Jesus está com você. Você não está sozinho!  Não tenha medo de contar a um adulto em quem você confia. Contar não é ser dedoduro! Pode contar aos seus pais, avós, pastores, líderes da igreja, tios, professores, irmãos… o que esta se acontecendo. As pesquisas mostram que o bullying pára quando adultos com autoridade e pais se envolvem.

  • Não retribua! Isso só vai piorar o bullying. Não reaja nem devolva as ofensas ou pancadas. Embora haja algumas vezes em que as pessoas podem ser forçadas a se defender, bater de volta geralmente piora o bullying e aumenta o risco de sério dano físico. Os agressores raramente param se a vitima se defende, em geral buscam mais aliados ou ofensas maiores para atacar novamente.

  • Evite os bullyies (agressores) e os sítios onde eles estão. Se você sabe que há um rapaz ou uma moça que não gosta de você, afaste-se deles. Vai por outro caminho para a escola ou vai mais cedo ou mais tarde para a escola, se puder, não faça as mesmas atividades que eles.

  • Não fique sozinho nos corredores, vestiários, salas vazias ou no pátio. Fique sempre com amigos. Os bullyies chateiam mais quem está sozinho.

  • Lembra-se: Você não está sozinho!Olhe à sua volta na Escola. Faça amizades com outros colegas que estão sozinhos.

  • Fique em sítios onde os Professores e Auxiliares possam te ver quando você estiver na escola. Assim, eles podem ajudar.

  • Não traga muito dinheiro ou coisas caras para a escola. Os bullies chateiam as pessoas que trazem coisas que eles podem roubar.

  • Ore todos os dias antes de sair para a escola se revestindo com a armadura de Deus segundo Efésios 6, e peça a proteção do Senhor na sua vida.

FIGURA 2

  • Estes meninos estão no meio de uma prova, mas parece que um deles não estudou. O que será que ele vai fazer? (permita respostas)

  • O que você faz quando não estuda para uma prova?

  • Você tem o costume de colar?

Hoje nas escolas é muito comum colar nas provas e enganar o professor. Isso não agrada a Deus e tampouco nos ajuda em nada! Devemos respeitar aos professores estudando e fazendo o dever de casa. O filho de Deus tem que se dedicar aos estudos e se lhe falta sabedoria, deve pedir a Deus que dê abundantemente, e não deve colar.

             “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1:5)

Como filhos de Deus somos os instrumentos que Deus usa para que os nossos colegas e professores conheçam Jesus. Mas se agirmos igual aos descrentes, como poderemos ser usados por Deus?

Devemos nos identificar como filhos de Deus, todos devem saber que servimos e amamos ao Senhor Jesus.

FIGURA 3

  • Veja a figura 3, o que você vê aqui? (permita respostas) Sim, duas meninas zombando de uma colega.

  • Já aconteceu com você de não concordar com algumas coisas más que os seus colegas fazem, mas termina fazendo o que os outros dizem só para não ficar só, ou para não ser rejeitado? (permita respostas)

A bíblia chama esses amigos de “más companhias”. Muitas crianças filhas de Deus tem por amizades “más companhias” que as arrastam a viver uma vida que não agrada a Deus.

Todos temos amigos e colegas que não são filhos de Deus nascidos de novo. Suponhamos que você tenha um amigo com quem você gosta de brincar, conversar, mas ele não conhece Jesus.  Ele gosta de assistir filmes de terror, jogar vídeo games violentos, assistir desenhos de bruxaria e ver revistas com mulheres peladas. Ele mente, engana a sua mãe, fala palavrões e as vezes fuma escondido!  Você já tentou explicar para ele que isso não é bom, e já falou de Jesus e convidou para ir à igreja e ele nem quer saber! Muito pelo contrário, ele insiste para você fazer coisas que você sabe que não agradam a Deus. O que você deveria fazer?

Veja o que diz 1 Cor 15:33 “As más companhias estragam os bons costumes.”

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Salmo 1:1

Nesses casos é melhor se separar das amizades que nos distanciam de Deus, das amizades que fazem perder a nossa consagração, porque senão terminaremos transitando um caminho distante de Deus.  Podemos orar por esses amigos em casa, para que Deus os transforme, mas não devemos andar mais com eles. Peça a Jesus que lhe envie um amigo que o edifique e que seja uma benção para a sua vida. E não esqueça que você já tem o melhor amigo que alguém jamais possa ter, seu nome é Jesus. Ele sempre está com você, fale com Ele, fortaleça o seu relacionamento com Ele, orando, lendo a Bíblia, louvando…

MOMENTO DE ORAR:

Líder ore pelas crianças de acordo com as necessidades declaradas na ministração da palavra. Peça ao Senhor que preencha as crianças do seu amor, suprindo todas as necessidades delas na escola. Declare a companhia do Senhor na escola, na sala de aula, nos estudos. Ensine as crianças vestirem a armadura de Deus todos os dias antes de ir à escola.

ATIVIDADE

Pinte a folinha A com o fundo da escola. Pinte e recorte a Folinha B da atividade 6 e pregue de pé na folha A. (as meninas pregarão Jesus com a menina indo para a escola e os meninos pregarão Jesus e o menino)

 AUTORA: Pastora Gabriela Pache de Fiúza






0 comentários:

Postar um comentário