LIÇÃO 1: POSSO LOUVAR AO SENHOR
Base Bíblica: Marcos
11:1-11
Texto para decorar: Salmo
39:30 “Louvarei a Deus com
uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza”.
Objetivos: Que a
criança aprenda que Jesus foi louvado por muitas pessoas quando entrou por
última vez a Jerusalém.
Que compreenda que o Senhor se agrada muito dos louvores.
Que a criança desenvolva desejos de louvar ao Senhor. Que ele
possa louvar ao Senhor mediante diversas atividades.
Elementos necessários para o
desenvolvimento da lição 1:
·
Bíblia
·
O dedoche para a atividade 1 do incentivo
·
As quatro figuras pequenas para a atividade 2 da hora do incentivo
·
As duas figuras coloridas para a história Bíblica.
·
Cd para louvar ao Senhor.
·
Uma amostra da manualidade
·
Uma xérox com a folha da manualidade para cada criança
·
Materiais escolares necessários para a elaboração da manualidade:
tesoura, cartolina, lápis de cor, colchete e cola.
HORA DO INCENTIVO
ATIVIDADE 1. BRINCANDO COM O DEDOCHE.
Objetivo: As crianças aprenderão o significado da palavra “louvar” com
ajuda do dedoche.
Pegue o desenho do dedoche (fantoche de dedo) cole sobre um cartão
e enfeite fazendo cabelo e vestido.
Dizer: Hoje convidei um visitante. (mostre o dedoche, faça com que
caminhe pela mesa e cumprimente as crianças com alegria)
Que nome vocês querem colocar na minha amiguinha? (permitir
sugestões e que escolham o nome)
Ela é muito simpática e engraçada. Também é amável e muito boa
amiga. (faça caminhar o fantoche enquanto faz os comentários) Ela gosta de
receber elogios e palavras bonitas.
Sabem? Quando dizemos coisas lindas e elogios a uma pessoa a
estamos “louvando”. Aprenderemos o significado dessa palavra hoje, porque é
muito importante para nós. Hum… esperem ai… Parece que Nina (o nome que eles
escolheram para o dedoche) (Abaixe a cabeça para perto do fantochinho e
faça de conta que esta ouvindo um segredo) Que coisa mais linda Nina! Ela está
dizendo que gostaria de louvar algumas atitudes e comportamentos de vocês. (O
professor faz de conta que esta ouvindo o que o dedoche diz e depois repete os
elogios para as crianças. Devem ser elogios que tenham a ver com comportamento
e atitudes e não com aparência pessoal. Exemplo: Jorginho é um menino muito
amável porque cuida do irmãozinho quando a mamãe precisa. Nina (o dedoche)
disse que Sonia tem um sorriso muito alegre. O professor deve continuar até
elogiar toda a turminha).
Dizer: é muito bom quando alguém nos elogia, quando louva as
nossas atitudes. Não é verdade? Na igreja quando dizemos que estamos “louvando”
a Deus, queremos dizer que estamos falando das coisas maravilhosas e boas que
Ele faz, ou do bom e lindo que Ele é. Há muitas maneiras de louvar ao Senhor e
nos aprenderemos algumas.
ATIVIDADE 2. “MANEIRAS DE CUMPRIMENTAR”
Dizer: Preciso de quatro voluntários. (Líder recorte as figuras do
incentivo Lição 1 atividade 2 em quatro, entregue um desenho a cada voluntários
para que o segure e na medida que vai falando peça para eles mostrar para a
sala)
Quando chegamos à salinha (ou célula) como nos cumprimentamos? Com
um beijo. Quem de vocês tem o desenho dos amiguinhos se cumprimentando com um
beijo? Mostre para todos. Agora todo mundo de pé, vamos nos saudar com um
beijo! (deixe que todos se cumprimentem com um beijo, você também participe com
entusiasmo).
Agora, como se cumprimentam os adultos em geral, com pessoas menos
íntimas? (eles se dão as mãos) Quem tem o desenhos de dois adultos se
cumprimentando com um aperto de mãos? Mostre para toda as crianças. Agora vamos
nos cumprimentar apertando as mãos uns dos outros.
Mas se você está passeando pela rua, e enxergam um conhecido do
outro lado da rua e querem cumprimentá-lo. Como o fariam? Sim, seria agitando o
braço e gritando o nome. Quem tem o desenho com este tipo de cumprimento?
Mostre para todos. Vamos nos cumprimentar dessa maneira também nós?
Alguma vez você foi num lugar com muita gente, onde se quer
cumprimentar a uma pessoa famosa ou importante? Algo assim como um show, ou um
comício de política. Como as pessoas cumprimentam aquela pessoa famosa? Todos
movem a mão, o braço, alguns balançam lencinhos ou chapéus, pulam e gritam.
Quando as pessoas fazem isso é porque gostam muito dessa pessoa famosa. Quem
tem esse desenho?
(Mostre os quatro desenhos e diga) Quantas maneiras deferentes de
cumprimentar alguém!
Dizer: No tempo de Jesus havia muita gente que O amava e seguia.
Um dia, viram que Ele estava chegando e quiseram expressar esse amor e
demonstrar que estavam felizes por ter vindo. Vejamos o que eles fizeram.
(Abrir a Bíblia como se estivesse lendo a história).
HISTÓRIA BÍBLICA
(A professora deverá narrar a história olhando para as crianças,
não deve lê-la).
Jesus e os seus amigos estavam a caminho da cidade de Jerusalém.
Chegaram num pequeno povoado perto da cidade e ali ficaram alguns momentos.
Jesus disse aos seus amigos:
- Quero que vocês vão numa determinada casa. Ali encontrarão um
burrinho amarrado. Desamarrem e tragam-no. E se alguém pergunta o porquê vocês
estão fazendo isso, digam que Eu, o Senhor Jesus o necessito.
MOSTRAR FIGURA 1
Os discípulos fizeram tudo o que Jesus lhes mandara. Encontraram o
burrinho amarrado. Quando o dono perguntou o que estavam fazendo, eles
responderam:
-O Senhor Jesus o necessita.
Então o homem autorizou que eles levassem o burrinho pra Jesus. Os
discípulos o levaram e colocaram umas túnicas (panos que eram usados nessa
época como vestimenta) encima do lombo para que Jesus sentasse encima com mais
comodidade. Jesus montou o burrinho e todos foram para Jerusalém.
MOSTRAR FIGURA 2
Algumas pessoas que conheciam Jesus, viram que ele estava chegando
com os seus amigos e imediatamente começaram a anunciar a grande noticia.
- Venham, venham! Jesus está vindo! O Senhor esta aqui!
As pessoas chegavam correndo emocionadas. Quando viram que ele
estava montado sobre um burro começaram a fazer uma saudação muito especial.
Tal vez eles lembraram os maravilhosos milagres que Jesus tinha realizado entre
eles. Com certeza haveria ali alguns que tinham sido tocados por Jesus e
encontraram a cura. Outros deles lembravam os poderosos ensinos de Jesus que
haviam transformado as suas vidas, e por isso queriam dizer-lhe “obrigado” mais
uma vez. Em quanto o burrinho caminhava levando Jesus, algumas pessoas tiravam
as suas túnicas e as colocavam na frente para Jesus passar por cima como se
fosse um lindo tapete. Outros cortaram galhas verdes de árvores e as balançavam
cumprimentando-o. Sem dúvidas outros batiam palmas, e gritavam o Seu nome:
- Jesus! Jesus! Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
- Gloria! Gloria nas alturas!
Tantas pessoas tinham se congregado que lotaram a rua. A multidão
cercava Jesus festejando e louvando.
- Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
Todos estavam louvando Jesus. As palavras que gritavam mostravam
quanto O amavam. Jesus estava rodeado de pessoas que O amavam a e abençoavam.
Na multidão também havia crianças que gritavam e cantavam louvores a Jesus,
junto com as pessoas adultas. (líder mostre as crianças que estão louvando na
figura 2) Eles também cumprimentavam Jesus com as galhas de oliveiras e
“PALMAS” das árvores que cortaram.
Jesus gostou muito dos louvores das pessoas e das crianças. Ele
também os cumprimentava e sorria mostrando assim sua alegria.
APLICAÇÃO
Diga: O canto é uma maneira muito linda de expressarmos nosso
louvor e gratidão ao Senhor Jesus. O verso que vamos decorar hoje diz:
“Louvarei a
Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza”. Salmo
39:30
Professor coloque um louvor que adore o nome do Senhor Jesus. Peça
para as crianças adorar com alegria e de coração. Batendo palmas e expressando
palavras de louvor.
CONCLUSÃO
Dizer: Há outra forma de louvar ao Senhor. É através da oração.
Fechemos os nossos olhos e dizer obrigado pelas coisas maravilhosas que Ele nos
dá. (Se as crianças desejam orar sozinhos permita que digam pequenas frases
como: “Obrigado Senhor pelo seu amor” , ou faça uma oração para que eles
repitam, agradecendo e louvando ao Senhor)
MANUALIDADE
Dizer: Vamos fazer um menino com uma “palma” (galha de arvore).
Para podermos lembrar das crianças que louvaram ao Senhor Jesus quando entrava
em Jerusalém, e também para lembrar que o louvor das crianças hoje é muito
importante para o Senhor.
(Professor, pregue o menino numa cartolina e coloque um colchete
no braço dele para que possa movimentar a mão com a palma. Depois que cada
pequeno faça a manualidade coloque o louvor novamente para que as crianças
cantem movimentando o braço do bonequinho)
0 comentários:
Postar um comentário