RSS

Juniores-Lição 06 Jesus ensina sobre a oração

Exercitando a memória

Professor ensine sobre oração para seus alunos. Muitos de nós já exigiu concentração de nossos educandos para o momento de oração, porém fica aqui um questionamento importante: Eles sabem o que é,  qual a função e como fazer oração? 



Na oração encontramos a real comunhão com Deus
 ( Salmo 25 . 11 - A TI, SENHOR, levanto a minha alma.


(SL 25:2) - Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.

(SL 25:3) - Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.

(SL 25:4) - Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.

(SL 25:5) - Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

(SL 25:6) - Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.

(SL 25:7) - Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR.

(SL 25:8) - Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores.

(SL 25:9) - Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.

(SL 25:10) - Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.

(SL 25:11) - Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.

(SL 25:12) - Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.

(SL 25:13) - A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.

(SL 25:14) - O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.

(SL 25:15) - Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede.

(SL 25:16) - Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.

(SL 25:17) - As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos.

(SL 25:18) - Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.

(SL 25:19) - Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel.

(SL 25:20) - Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti.

(SL 25:21) - Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.

(SL 25:22) - Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.;





Salmo 27 . 8 - O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

(SL 27:2) - Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

(SL 27:3) - Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.

(SL 27:4) - Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.

(SL 27:5) - Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.

(SL 27:6) - Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR.

(SL 27:7) - Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.

(SL 27:8) - Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.

(SL 27:9) - Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.

(SL 27:10) - Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.

(SL 27:11) - Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.

(SL 27:12) - Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.

(SL 27:13) - Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.

(SL 27:14) - Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.;



Salmo 62 . 8 - A MINHA alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.

(SL 62:2) - Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.

(SL 62:3) - Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.

(SL 62:4) - Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.)

(SL 62:5) - Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.

(SL 62:6) - Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.

(SL 62:7) - Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.

(SL 62:8) - Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.)

(SL 62:9) - Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.

(SL 62:10) - Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.

(SL 62:11) - Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.

(SL 62:12) - A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.;



Salmo 66 . 18 -- CELEBRAI com júbilo a Deus, todas as terras.

(SL 66:2) - Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor.

(SL 66:3) - Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.

(SL 66:4) - Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.)

(SL 66:5) - Vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens.

(SL 66:6) - Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele.

(SL 66:7) - Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. (Selá.)

(SL 66:8) - Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor,

(SL 66:9) - Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés.

(SL 66:10) - Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata.

(SL 66:11) - Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos,

(SL 66:12) - Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso.

(SL 66:13) - Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos,

(SL 66:14) - Os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia.

(SL 66:15) - Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. (Selá.)

(SL 66:16) - Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.

(SL 66:17) - A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.

(SL 66:18) - Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;

(SL 66:19) - Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.

(SL 66:20) - Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.;



Jeremias 17 . 14 Ó SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.

(JR 17:14) - Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.

(JR 17:15) - Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do SENHOR? Venha agora.;



1 Tessalonicenses 5 .17 - 18 (1TS 5:16) - Regozijai-vos sempre. (1TS 5:17) - Orai sem cessar. (1TS 5:18) - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.;


Tiago 1 . 5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.;



João 15 .7 (JO 15:6) - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

(JO 15:7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito..)



A oração é mais do que pedir. É um momento de íntima comunhão com Deus, em louvor e adoração ao Senhor, como manifestação do nosso amor e gratidão por todas as bênçãos, e por ser Ele tão maravilhoso, poderoso e misericordioso.

O espaço de tempo em que mais nos concentramos em nossos pensamentos são aqueles que dedicamos à oração e nada no mundo pode fazer tão bem ao homem. Orando passamos a conhecer a vontade de Deus para conosco, ela deve ser uma prática diária. Devemos orar sempre e não só quando estamos com algum problema.. Então podemos afirmar que oração é comunicação com Deus. Quando oramos permitimos que Deus se comunique conosco “ Ó tu que ouves as orações, a ti virão todos os homens.” ( Salmo 65 .2) .A oração é um privilégio que só o remido no sangue de Jesus tem, o de falar pessoalmente com Deus e ter acesso a Ele ( João 14 . 6

(JO 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)



Uma coisa muito importante sobre oração, é que devemos faze-la de acordo com a vontade de Deus ( 1 João 5 . 14

- E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

(1JO 5:15) - E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.)

Nossas orações serão respondidas, se o seu propósito, em primeiro lugar, for o de glorificar o nome do Senhor.

Deus tem pelo menos três opções como resposta às nossas orações: Sim, Não e Espere



2 Coríntios 12 . 8 - 9 12:8) - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

(2CO 12:9) - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.


Passos para o período da oração:

 Conceito (adoração, louvor, petição, confissão e intercessão)

 Preparação do ambiente

 Disciplina nesta hora

 Motivação

 Segundo a Bíblia podemos orar:


 Dobrando os joelhos (Efésio 3.14 ) Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

 Olhando para cima (Salmo 5. 3) Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

 Elevando a alma ( Salmo 25.1) A TI, SENHOR, levanto a minha alma.

 Elevando o coração (Lamentações 3. 41) Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo:

 Derramando o coração ( Salmol 62 . 8) Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.)

 De pé ( 1 Reis 8. 22 E pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as suas mãos para os céus,; Marcos 11 . 25 )

 Prostrado ( Salmo 95 .6) Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.

 Ajoelhado ( 2 Crônicas 6 . 13 b e pôs-se em pé sobre ela, e ajoelhou-se em presença de toda a congregação de Israel, estendeu as suas mãos para o céu.;

Salmo 95.6 b ... ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.)

 De bruços ( Números 16 .22 Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?;

Josué 5. 14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

 De mãos espalmadas ( Isaías 1.15) Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

 De mãos levantadas ( Salmo 28. 2) Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.


 O destino das nossas orações


 Apocalipse 5.8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. ___________

 Apocalipse 8.3 __ E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. _______________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário