BRINCADEIRAS E DINÂMICAS
Propósitos:
-Tornar mais interessante o ensino;
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.
O USO DAS BRINCADEIRAS
1. A brincadeira bíblica serve de ensino mais eficiente quando é usada no final da aula:
a. As lições são a respeito da lição do dia, portanto, todas as crianças têm possibilidade de participar (não são usadas perguntas sobre matéria desconhecida das crianças)
b. As atividades mais solenes, que exigem que as crianças fiquem mais quietas, são feitas no início do período quando o corpo não está cansado de sentar
c. A brincadeira deixa a criança se movimentar um pouco mais, providenciando um "relax".
2. Prepare de antemão, pelo menos 20 perguntas para a maioria das brincadeiras e escreva-as em cartões pequenos.
3. Durante uma série de lições pode haver algumas perguntas das lições anteriores para recapitulação.
4. Deve-se manter a disciplina durante a brincadeira fazendo as crianças levantarem as mãos para serem escolhidas para responder a pergunta.
Não se deve deixar que as crianças gritem as respostas.
Se alguém falar sem ser chamado, a pergunta deve ser anulada.
5. A brincadeira deve ocupar somente 10 minutos de sua aula.
Se houver falta de disciplina durante esse período, será aconselhável abreviar o tempo discretamente.
Ver falhas e na próxima vez, corrigí-las.
###############################################################
Escalando a montanha
Material necessário:
2 faixas de feltro marrom, cinza ou verde.
Com ambas você deverá formar a "montanha" no flanelógrafo.
Cada faixa deve ser dividida e marcada em 10 partes iguais.
Será necessário ainda:- 2 figuras de alpinistas , 1 bola de soprar (bexiga, balão);- 1 Alfinete
Instruções:1. Coloque as duas faixas no flanelógrafo em forma de um "V" invertido;
2. Divida a classe em 2 grupos, cada um representado por um alpinista;
3. O objetivo de cada grupo será chegar primeiro ao alto e estourar a bola;
4. As perguntas serão feitas aos grupos alternadamente. Para cada resposta certa, o alpinista sobe mais um espaço indicado no lado da montanha.
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Aquela pergunta
Material necessário:
1 ponto de interrogação de isopor, de 2 cm, forrado atrás com papel camurça.
O ponto deve ter de 10 a 20 furos pequenos e redondos espalhados pela superfície para colocação de rolinhos de papel com perguntas sobre a lição.
Outro material alternativo poderá ser o emborrachado (E.V.A).
Instruções:1. Coloque o ponto de interrogação no flanelógrafo e em seus furos coloque os rolinhos;
2. As crianças virão à frente, uma de cada vez, apara pegar um rolinho, abrir, ler e responder a pergunta;
3. Se não souber a resposta coloca o rolinho de volta no ponto e perde a vez.
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Quem sou eu?
Material necessário: Papel cartão em forma de seta, letreiro com nomes de personagens bíblicos, letreiros com características do personagem.
Instruções
Cola-se o nome do personagem na frente da seta e suas características no verso,
ex: Frente A.C.A.B.E
Verso: Casou com a filha do rei de Sidom.
Deixou sua esposa introduzir o culto a Baal
Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
Após sua morte teve suas carnes comidas por cães
Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta.
A disputa pode ser feita entre duas crianças ou entre equipes.
Ganhará aquele que disser a resposta certa.
Caso um aluno dê a resposta errada o outro ganhará; se não houver a resposta certa, é melhor passar a vez.
A cada passagem de vez mostra-se uma nova letra do nome.
BRINCADEIRAS E DINÂMICAS
Propósitos:
-Tornar mais interessante o ensino;
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.
O USO DAS BRINCADEIRAS
1. A brincadeira bíblica serve de ensino mais eficiente quando é usada no final da aula:
a. As lições são a respeito da lição do dia, portanto, todas as crianças têm possibilidade de participar (não são usadas perguntas sobre matéria desconhecida das crianças)
b. As atividades mais solenes, que exigem que as crianças fiquem mais quietas, são feitas no início do período quando o corpo não está cansado de sentar
c. A brincadeira deixa a criança se movimentar um pouco mais, providenciando um "relax".
2. Prepare de antemão, pelo menos 20 perguntas para a maioria das brincadeiras e escreva-as em cartões pequenos.
3. Durante uma série de lições pode haver algumas perguntas das lições anteriores para recapitulação.
4. Deve-se manter a disciplina durante a brincadeira fazendo as crianças levantarem as mãos para serem escolhidas para responder a pergunta.
Não se deve deixar que as crianças gritem as respostas.
Se alguém falar sem ser chamado, a pergunta deve ser anulada.
5. A brincadeira deve ocupar somente 10 minutos de sua aula.
Se houver falta de disciplina durante esse período, será aconselhável abreviar o tempo discretamente.
Ver falhas e na próxima vez, corrigí-las.
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Escalando a montanha
Material necessário:
2 faixas de feltro marrom, cinza ou verde.
Com ambas você deverá formar a "montanha" no flanelógrafo.
Cada faixa deve ser dividida e marcada em 10 partes iguais.
Será necessário ainda:- 2 figuras de alpinistas , 1 bola de soprar (bexiga, balão);- 1 Alfinete
Instruções:1. Coloque as duas faixas no flanelógrafo em forma de um "V" invertido;
2. Divida a classe em 2 grupos, cada um representado por um alpinista;
3. O objetivo de cada grupo será chegar primeiro ao alto e estourar a bola;
4. As perguntas serão feitas aos grupos alternadamente. Para cada resposta certa, o alpinista sobe mais um espaço indicado no lado da montanha.
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Aquela pergunta
Material necessário:
1 ponto de interrogação de isopor, de 2 cm, forrado atrás com papel camurça.
O ponto deve ter de 10 a 20 furos pequenos e redondos espalhados pela superfície para colocação de rolinhos de papel com perguntas sobre a lição.
Outro material alternativo poderá ser o emborrachado (E.V.A).
Instruções:1. Coloque o ponto de interrogação no flanelógrafo e em seus furos coloque os rolinhos;
2. As crianças virão à frente, uma de cada vez, apara pegar um rolinho, abrir, ler e responder a pergunta;
3. Se não souber a resposta coloca o rolinho de volta no ponto e perde a vez.
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Quem sou eu?
Material necessário: Papel cartão em forma de seta, letreiro com nomes de personagens bíblicos, letreiros com características do personagem.
Instruções
Cola-se o nome do personagem na frente da seta e suas características no verso,
ex: Frente A.C.A.B.E
Verso: Casou com a filha do rei de Sidom.
Verso: Casou com a filha do rei de Sidom.
Deixou sua esposa introduzir o culto a Baal
Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
Após sua morte teve suas carnes comidas por cães
Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta.
Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
Após sua morte teve suas carnes comidas por cães
Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta.
A disputa pode ser feita entre duas crianças ou entre equipes.
Ganhará aquele que disser a resposta certa.
Caso um aluno dê a resposta errada o outro ganhará; se não houver a resposta certa, é melhor passar a vez.
A cada passagem de vez mostra-se uma nova letra do nome.
Dinâmica do Cordão: Teia de Relacionamentos
Queridos amigos educadores cristãos,
Não poderia deixar de compartilhar com vocês, esta dinâmica!
Aprendi esta dinâmica com minha amiga TatyLu, numa das nossas reuniões do Forum Gospel na minha casa, quando minha casa era o QG Oficial do Forum Gospel. Wow, pois é pessoal, eu tive essa honra de sediar essa turminha.
Turma sensacional, formada por pessoas maravilhosas, todas membros ativos do Forum Gospel – São Paulo, líderes de ministérios, músicos, cantores, que marcaram minha vida e de muitos.
Apliquem esta dinâmica primeiro com sua equipe, numa reunião de líderes e depois, os orientem a aplicarem também com seu grupo: crianças, adolescentes, melhor idade, casais, etc.
Taty, não pedi sua permissão, mas estou publicando um e-mail antigo que você me mandou (com algumas pequenas adaptações)…:
“e-mail da TatyLu – datado de 29/03/2005″
Bem, a dinâmica do cordão é a seguinte:
Forme uma roda com sua turma, todos em pé. O coordenador não participa da roda.
Uma pessoa inicia a brincadeira segurando uma ponta do barbante/cordão e jogando o rolo do cordão para alguém que tenha muita afinidade e fala “uma qualidade/característica marcante da pessoa”, após isso, fala também “o nome de uma flor” que gosta, para todos ouvirem.
A pessoa que recebe faz a mesma coisa: segura a parte recebida do cordão e joga o rolo do cordão para alguém que tenha afinidade, fala uma qualidade da pessoa e o nome de uma flor que gosta, essa pessoa também passa o cordão para outra, e assim vai, sucessivamente até todos participarem.
Quando todos tiverem participado, terá formado uma grande teia com o cordão. (aproveite para tirar uma foto e mandar para nós).
Quando todos tiverem recebido o cordão, a pessoa que está coordenando a brincadeira vai explicar sobre a ligação que todos temos uns com os outros e essa ligação forma uma teia de relacionamentos. Explique também a importância de ressaltar a qualidade nos nossos amigos que muitas vezes não temos oportunidade de expressar no nosso dia-a-dia.
Depois dessa explicação, o coordenador(a) pede para que se faça a segunda parte da dinâmica:
A última pessoa que recebeu o cordão tem que devolvê-lo e dizer o nome da flor preferida que o amigo disse. Todos tem que repetir o procedimento, até que chegue em quem iniciou a brincadeira.
A explicação que seguirá ao término da dinâmica é que precisamos prestar atenção e dar atenção ao que as pessoas falam para nós. Algo tão simples como o nome de uma flor não conseguimos guardar, porque nos deixamos nos distrair por tantas outras coisas.

As pessoas precisam de atenção e de ser ouvidas. Isso é muitas vezes mais importante do que falar.
(Ps. Dani, realmente os cristãos faaalaaaaaaaaaaaaaaaaammmmm muito – me incluo nessa – sabem tudo, leêm tudo, tem uma bagagem enorme de conhecimento, mas isso não vale nada se a vontade do Pai não é feita. As vezes as pessoas não escutam o que nós falamos pois nossas ações estão falando mais alto…)
Materiais utilizados: Rolo de Barbante ou um Novelo de Lã
Versículos relacionados: Provérbios 17:17; Provérbios 27: 9-10
Muitas bênçãos do Papai do Céu para vocês!
Jogo: Espada no Ar!
Esse é o jogo mais popular em classes de escola dominical e você educador, pode animar sua classe com essa divertida competição em qualquer uma de suas aulas, na parte final da aula. Sugiro deixar pelo menos uns 20 minutos para esse jogo.
É sem dúvida, uma maneira muito divertida de memorizar versículos, nomes e referências bíblicas.
Não importa o número de participantes, mas quanto mais melhor.
Muito importante saber que esse jogo é para crianças a partir de 8 anos que saibam ler e escrever.
Divida sua classe em times, em times de 5/6 participantes. Caso tenha muitos alunos, pode colocar mais participantes para cada time.
Cada time é um exército e cada exército escolhe o seu capitão.
O educador então fala com voz autoritária: ESPADA NO AR!
Os capitães se preparam levantando a “ESPADA” (Bíblia) fechada.
O educador mostra a missão e o monitor (educador auxiliar) da classe dá o sinal.
Dado este sinal, os capitães tem que encontrar a missão. Quem encontrar primeiro ganha 1 ponto para o seu exército.
Os soldados de cada time ajudam o seu capitão.
Ganha o time que tiver mais pontos.
Missão pode ser:
- Nome de um personagem bíblico – tem que mostrar o nome do personagem escrito na Bíblia.
- Versículo – Fale ou mostre o versículo escrito e eles vão encontrar a referência bíblica do versículo.
- Ou ao contrário, fale a referência bíblica e eles terão que encontrar e falar o versículo achado na Bíblia.
Sinal pode ser:
Um apito;- Acenar uma bandeira com a missão escrita;
- O tocar das trombetas
Para tirar melhor proveito deste jogo, escolha os versículos ou nomes dentro do tema da sua aula, aproveitando para revisar a matéria dada.
Você educador, pode variar esse jogo de diversas maneiras, deixe sua imaginação fluir e com certeza seus alunos pedirão para repetir a dose em outras aulas.
Boa diversão com sua turma e que Deus os abençoe!
Dinâmica de Integração
Excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
- que os participantes se apresentem;- que memorizem os respectivos nomes;- que iniciem um relacionamento amistoso;- que se desfaçam as inibições;- que falem de suas expectativas.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
2) Apresentante:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.
Dinâmica do abraço
Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)
Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."
Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;
• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;
• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.
Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo =UNIÃO).
OBS: levar bexigas e CD.
Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.

Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPIS
Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.
Participantes: Todos os presentes no encontro
Material: Lápis de cor e desenho impresso.
- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.
Descrição: Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.
Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.
Descrição: Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.
Dinâmica: Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
Dinâmica: MINHA METADE ESTÁ EM VOCÊ
Objetivo: Promover a aproximação das pessoas do grupo e incentivar o diálogo e novas amizades.Preparação:
a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).
c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.Como Fazer:
1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
3. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
4. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).
a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).
c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.Como Fazer:
1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
3. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
4. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).
Material necessário: Nome de cada componente do grupo escrito num cartão, alfinetes, cartões em branco, canetas.
Procedimento
Prenda nas costas de cada integrante de grupo um cartão com nome de outra pessoa. Cada um deve tentar advinhar o nome que está em suas costas. Para tanto, procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão. Assim que tiver terminado de colher informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.
CompartilharSomos jóias preciosas para Deus, "pedras vivas". Com qualidades singulares e de muito valor 1 Pe. 1:7, 2: 4,5.
Procedimento
Prenda nas costas de cada integrante de grupo um cartão com nome de outra pessoa. Cada um deve tentar advinhar o nome que está em suas costas. Para tanto, procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão. Assim que tiver terminado de colher informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.
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