RSS

Jesus ensina sobre a oração



JESUS ENSINA SOBRE A ORAÇÃO - SÉRIE COM 4 LIÇÕES BÍBLICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS.



Lição 01- Jesus ensina sobre a oração

Tema Central: Jesus Ensina sobre a Oração

TEMA: Jesus me Ensina a Orar

TEXTO – BÍBLICO: Lucas 11.1-4, Mateus 6.9-13

VERSÍCULO DO DIA: “Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar...” Lucas 11.1

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar através da Oração do “Pai Nosso” como falar com Deus. Alertar às crianças que Jesus ensinou esta oração para nos servir de modelo dos “ingredientes” que compõe uma Oração e que esta não deve ficar sendo repetida.
INTRODUÇÃO

Orar é falar, conversar com Deus. Você e eu podemos dizer a Deus quão grande Ele é. Podemos pedir que Ele nos perdoe quando erramos e agradecer por tudo que faz por nós e por outros. É possível conversar com Ele sobre as coisas tristes ou alegres. Podemos pedir que satisfaça as nossas necessidades.
O Senhor Jesus orava sempre e costumava falar sobre a oração. Um dia, os discípulos quiseram aprender a orar. Jesus então deu a eles um modelo de oração para ajudá-los a aprender.

DESENVOLVIMENTO

O Senhor Jesus disse: “Vocês devem orar assim”
rPai nosso, que estás nos céus...” – Jesus diz aos discípulos para chamar Deus de “Pai”. Só alguém que é filho de Deus tem o direito de chamá-lo de “Pai”. Você já é filho de Deus. Nem todo mundo é. Só aqueles que receberam o Senhor Jesus como Salvador são filhos e filhas na família de Deus (Jo 1.12). Deus quer ser o seu Pai amoroso.

1...santificado seja o teu nome.” – Logo em seguida, Jesus ora para que o nome de Deus seja santificado, ou reconhecido como santo. Quando orar, procure ficar tranqüilo e pensar na grandeza de Deus. A seguir, comece a sua oração glorificando o nome de Deus.

2...Venha o teu Reino.” – Deus tem domínio sobre tudo. Peça a Deus que Ele reine na sua vida, ou seja, obedeça toda a Palavra de Deus.

3...Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.” – Precisamos pedir ao Senhor que a vontade Dele se cumpra na nossa vida e não a nossa.

4...O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” – Você pode se perguntar por que precisamos pedir o pão diário a Deus. Seus pais compram o alimento para a família, não é? São muitas as razões para fazermos esta oração. De um lado, se Deus não der a eles a capacidade para trabalhar, os pais não poderão pagar pelo alimento. Deus também envia o sol e a chuva para que haja colheita e esta precisa da proteção do Senhor contra as tempestades, secas e as pragas.
Deus é verdadeiramente Aquele a quem devemos buscar para termos nosso pão diário, e a satisfação das nossas necessidades diárias.

5...“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” – “Dívidas”, neste caso, significam pecados. “Nossos devedores” são aqueles que fizeram coisas erradas contra nós. Quando agimos mal, queremos que Deus nos perdoe. Mas, você acha difícil perdoar alguém que o prejudicou? Jesus está dizendo aqui que Deus espera que você e eu perdoemos completamente aos outros, da mesma forma que Ele nos perdoa. Quando você se sentir incapaz de perdoar alguém, pense em todos os erros que Deus perdoou a você e peça que o ajude aos perdoar outros.

6..E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal...” – Jesus nos diz para orarmos pedindo a Deus que nos guarde dos dias maus. Devemos orar também para Deus nos livrar das coisas que possam levar-nos a pecar. O diabo nos tentará a fazer coisas erradas. Deus pode nos dar forças para impedir que nos deixemos envolver pelas tentações de Satanás.

7...porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!” – Este é um final maravilhoso para qualquer oração. Nosso Deus controla tudo. Só Ele tem poder para ajudar-nos a cada dia. E fará isso! Não importa o que aconteça, nós queremos que Deus tenha todo o louvor e honra.

CONCLUSÃO

Jesus ensinou esta oração, para que todos os filhos de Deus aprendessem a se comunicar com o nosso Pai. Ele deseja que falemos com o nosso Deus diariamente. Podemos e devemos orar, isto é, falar com Deus, onde, quando e quanto quisermos, pois Ele nos ouve sempre.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO


Poderá ser ampliada cada “mãozinha em oração” que contém uma parte da Oração do Pai Nosso para o tamanho de uma folha A4 e coladas em cartolina para serem mostradas as crianças conforme for ensinando cada parte desta Oração.

















Lição 02- Quando Deus ouve a oração?


TEMA: Quando é que Deus ouve a minha Oração?

TEXTO - BÍBLICO: Lucas 18.9-14, Mateus 6.5-6

VERSÍCULO DO DIA: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1ª João 1.9

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar aos pequeninos que precisamos ser sinceros diante de Deus, sempre confessando a Ele nossas atitudes erradas.

INTRODUÇÃO

Oi Crianças, como vocês estão? Prontos para aprenderem mais um pouco da Palavra de Deus?
Na semana passada, começamos a estudar sobre que assunto vocês se lembram?
Iniciamos esta série de 4 Lições Bíblicas, onde estaremos aprendendo alguns conselhos importantes que o Senhor Jesus nos deixou sobre a Oração.
Jesus era um homem que orava bastante! Ele tinha um enorme prazer de falar com seu Pai, Deus.
Como Jesus sabia que era muito importante orar, Ele sempre estava ensinando aos seus discípulos a maneira correta de orar e que agradava a Deus.
Um dia Jesus contou a seguinte Parábola...

DESENVOLVIMENTO

Vocês sabem o que é uma Parábola?
As Parábolas eram histórias que Jesus contava sobre algo do dia-a-dia para ensinar uma verdade importante sobre Deus.O Senhor Jesus contou a história de dois homens que foram à Casa de Deus para Orar.
Jesus contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam aos outros:
— Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, era publicano.
(Explique que o fariseu era um homem que estudava a Bíblia e procurava cumprir todas as leis. Já o publicano, era um cobrador de impostos, alguém que cobrava mais do que devia, para ficar com parte do dinheiro. Diga às crianças que eles eram muito odiados pelo povo daquela época.)O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos.
Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.”
— Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”Qual das duas orações vocês acham que agradou a Deus? Por quê? (Aguarde respostas.)A oração do fariseu desagradou muito a Deus, porque embora ele realmente tivesse atitudes certas, no seu coração ele se exaltava. O fariseu ficava orgulhoso por não roubar, por ser justo e por dar o dízimo. Além disso, o fariseu desprezava o cobrador de impostos dizendo que não era como ele.
Com certeza Deus não se agradou da oração do fariseu, pois ele achava que não fazia nada de errado, mas não existe uma pessoa no mundo sequer que não cometa pecados.
Vocês sabem me dizer o que é Pecado? (Aguarde as respostas das crianças e faça a pergunta diretamente para aquelas que são mais tímidas, dando a elas a oportunidade de participarem do ensino também.)Pecado é tudo que não agrada a Deus. O orgulho, a mentira, a desobediência, falar palavras feias são alguns exemplos de pecados. Deus não se agrada, ou fica feliz quando praticamos nenhum pecado.
Já a oração do cobrador de impostos alegrou muito o coração de Deus, porque foi uma oração muito sincera e verdadeira. Ele foi humilde, confessando ser um pecador e reconhecendo que precisava do perdão do Senhor Jesus.
Jesus terminou de contar esta história dizendo:
— Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

CONCLUSÃO
Um dia Jesus ensinou algo à respeito de pessoas como o fariseu da história que acabamos de aprender, Ele disse assim:
Quando vocês orarem, não sejam como as pessoas fingidas (hipócritas). Elas gostam de orar de pé nos lugares de Oração para serem vistas pelos outros. Fazendo isso elas já recebem a sua recompensa e não receberão nada de Deus.
Depois Jesus ensinou assim:
Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore à Deus, que não pode ser visto. E Deus, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Quando formos orar precisamos ser humildes diante do Senhor e confessar a Ele todos os nossos erros e pedir-Lhe o Seu perdão.
Deus que é amor e também perdoador vendo a sinceridade da nossa oração nos perdoará e nos dará forças para não fazermos mais o que é errado.
Vamos ler 1ª João 1.9 que nos diz exatamente isso?

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO

Você poderá preparar como Método Visual para esta lição “Palitoches” (figuras no palito). No anexo você encontrará: o fariseu, o publicano e o templo.




















Esta Dinâmica pode ser feita nesta aula e, ou em outra.

Dinâmica “Sopra-Sopra”: Material: Balões de Festa, Folha Branca e Hidrocor.Escreva as palavras do Versículo do Dia em tiras do papel branco e coloque-os dentro dos balões. As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as palavras e montá-las na sequência certa.(Esta dinâmica a Irmã Sheila encontrou aqui http://miriangalli.blogspot.com/2010/03/estudo-para-celula-de-criancas-ana.html e eu fiz umas adaptações e acrescentei a este Planejamento.)

Olhar gravuras em nosso blog




Lição 03- O poder da oração e a fé

TEMA: O Poder da Oração e a Fé

TEXTO – BÍBLICO: Marcos 11.12-14, 20-24

VERSÍCULO DO DIA: “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, em oração, crede que recebestes, e será vosso.” Marcos 11.24

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar às crianças que devemos ter fé, acreditar que o Senhor é poderoso para nos abençoar com aquilo que precisamos, mesmo antes de recebermos o que pedimos.
INTRODUÇÃO

Jesus, o Filho de Deus, enquanto esteve aqui na terra visitou muitas cidades para anunciar a boa Palavra de Deus.
Certo dia, enquanto Ele dirigia-se de Betânia para a Casa de Deus que ficava em Jerusalém aconteceu algo muito interessante no meio do caminho.
Mas, o que será que aconteceu?
Vamos descobrir agora, prestando bastante atenção na historia bíblica que vamos estudar hoje!

DESENVOLVIMENTO

No caminho entre as cidades de Betânia e Jerusalém, Jesus teve fome.
Viu de longe uma figueira e foi até lá para ver se ela tinha algum fruto para Ele comer.
Alguém aqui sabe que fruto uma figueira produz?
A figueira produz figos.
Mas ao aproximar-se da figueira...Que decepção!
Jesus não encontrou nenhum figo encontrou somente folhas porque não era tempo de figos.
Então disse à figueira:
— Que nunca mais ninguém coma das suas frutas!E os seus discípulos ouviram isso.
Lá em Jerusalém, o Senhor Jesus ensinou que à Casa de Deus é Lugar de Oração.
No dia seguinte, de manhã cedo, Jesus e os discípulos passaram pelo mesmo caminho, perto da figueira e viram que ela estava seca desde a raiz.
Então Pedro, um dos discípulos de Jesus, lembrou do que havia acontecido e disse ao Senhor:
— Olhe Mestre! A figueira que o Senhor amaldiçoou ficou seca.Com aquele acontecimento o Senhor Jesus aproveitou para ensinar mais um conselho sobre a Oração aos seus discípulos:
— Tenham fé em Deus. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram então isso será feito. Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.
CONCLUSÃO

A Bíblia diz que: “... sem fé é impossível agradar a Deus ...” (Hebreus 11.6).
Quando oramos a Deus pedindo-lhe alguma coisa que precisamos devemos acreditar que Ele pode nos abençoar.
Jesus estava ensinando que quando oramos por algo precisamos ter fé, não podemos duvidar.
Jesus disse:
— Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO

Para ilustrar o Versículo do Dia você poderá aproveitar o modelo desta árvore. Poderão ser confeccionados vários moldes da árvore para dividir as palavras do Versículo nela.










Lição 04- Jesus ensina a agradecer

TEMA: Jesus me ensina a Agradecer

TEXTO – BÍBLICO: João 6.1-14

VERSÍCULO DO DIA: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Efésios 5.20

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que é importante lembrarmos sempre de agradecer ao Senhor por todas as Suas bênçãos em nossa vida.


INTRODUÇÃO

Bem crianças, neste mês temos aprendido alguns dos diversos conselhos que o Senhor Jesus nos deixou a respeito da Oração.
Quem aqui tem lembrado de falar com Deus? Vocês têm orado todos os dias? Em que períodos do dia vocês costumam orar? (Neste momento aproveite para fazer um balanço se as crianças estão assimilando o que você tem ensinado a respeito do assunto. Estimule de maneira ordenada, todas contarem suas experiências com Deus.)
Hoje vamos aprender a última Lição Bíblica desta série.
O que vocês verão na história bíblica de hoje, a respeito da oração, muita gente se esquece de fazer.

DESENVOLVIMENTO

Certo dia, Jesus atravessou o lago da Galiléia. Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes.
Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos.
Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe:
— Onde vamos comprar comida para toda esta gente?Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe.
Filipe respondeu assim:
— Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse:
— Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?Jesus disse:
— Digam a todos que se sentem no chão.Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens.
Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes.
Vejam só, o Senhor Jesus antes de servir o alimento para que as pessoas famintas comessem agradeceu a Deus por aquele alimento.
Sempre que vocês forem se alimentar, lembre-se de fazer uma oração de agradecimento a Deus por aquilo que Ele te dá.
Depois de orar agradecendo a Deus pelo alimento, os discípulos serviram os pães e os peixes à multidão e todos comeram à vontade.
Quando já estavam satisfeitos, ele disse aos discípulos:
— Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada.Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães.
Quando o Senhor Jesus mandou que seus discípulos recolhessem os pães que não tinham sido comidos estava ensinando uma lição muito importante para nós: Deus não gosta de desperdício!
Muitas crianças têm o costume de não darem valor ao que tem, mas através desta história bíblica estamos vendo que o Senhor Jesus mandou que recolhessem aqueles pães que haviam sobrado para quem sabe, dar para que as pessoas levassem para casa e comessem depois.
As pessoas que viram o milagre da multiplicação que Jesus tinha feito disseram:
— De fato, este é o Profeta que devia vir ao mundo!
CONCLUSÃO

Na história de hoje você viu que Jesus agradeceu a Deus por aqueles cinco pães e dois peixes, os quais Deus milagrosamente multiplicou e assim foi possível que toda multidão comesse a ponto de sobrar.
Nós devemos agradecer ao Senhor não somente pelo que comemos cada dia, mas devemos dar graças, pela nossa vida, família, amigos, nossa casa.
Devemos sempre nos lembrar de ter um coração agradecido a Deus por ter enviado Seu Filho Jesus para morrer lá na cruz para pagar pelo nosso pecado.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO

Seria interessante nesta aula, sendo a última do mês, realizar uma comemoração, um lanche mais caprichado com as crianças. Dê um convite aos responsáveis, com sugestões do que pode ser trazido para este lanche. Isto deve ser feito na aula da semana anterior. Após a Lição Bíblica deve ser realizada uma Oração de Agradecimento.

Para esta oração pode ser usada a Dinâmica da "Oração Pingue - Pongue"
Dinâmica "ORAÇÃO PINGUE-PONGUE": Você reúne as crianças em círculo e inicia a Oração dizendo a seguinte frase "Senhor eu te agradeço...", então fala o motivo pelo qual gostaria de agradecer a Deus e pede para cada criança repetir a frase e agradecer por um motivo diferente.


Colaboraram com este Planejamento:

Irmã Sheila Mendonça (voluntária no Ministério Infantil em Resende - RJ)










Créditos: http://karolpoerner.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário