RSS

Bom samaritano



Os samaritanos eram judeus, da parte norte de Israel, que não se mantiveram firmes nas tradições do povo de Deus e se misturaram com outros povos. Por isso eram desprezados pelo povo de Deus.

 Neste caso, havia por parte dos judeus uma certa incoerência porque conheciam muito a lei "amar ao próximo", mas aos samaritanos desprezavam.

Jesus ressaltou nesta parábola que não adiantava nada os judeus serem tão rigorosos em suas tradições, e naquilo que é mais importante serem negligentes.
Precisamos ter cuidado para não ser mesquinhos, nos ater demais a "regras", como os fariseus do tempo de Jesus, e esquecer o mandamento de "amar ao próximo como a si mesmo". Precisamos olhar com os olhos de Jesus e nos preocupar com a situação dos pobres, dos desempregados e dos marginalizados da sociedade.

 Ler: Lucas 10:25-35
Versículo para DECORAR: "Felizes os que tem coração puro, pois eles verão a Deus". (Mt 5:8)
APLICAÇÃO: ensinar as crianças que devemos fazer o bem, ajudando as pessoas necessitadas.

Introdução
O que vocês fariam se estivessem passeando e encontrassem alguém caído no chão todo machucado? Vocês ajudariam ou chamariam alguém? O que fariam? (Professor, deixe que pensem um pouco para responder.) Como vocês ainda são crianças, se isso acontecer, é melhor chamar um adulto para ajudar.Hoje vamos falar de alguém que precisou de ajuda.
Desenvolvimento
Certa vez, Jesus estava reunido com Seus discípulos e mais algumas pessoas. Ele estava conversando e ensinando. Em um certo momento desta conversa, levantou-se um homem que era chamado doutor da lei, isto é, que sabia muito sobre as leis da Bíblia que estão no Antigo Testamento, sobre as regras de seu povo, e perguntou a Jesus como poderia ir para o céu. Jesus lhe respondeu " Ame o Senhor com todo o seu coração...e ame o seu próximo como a si mesmo".Mas ele não satisfeito fez outra pergunta: " Quem é o meu próximo?" Para responder a esta pergunta, Jesus contou uma história muito interessante.Um certo homem, que viajava de Jerusalém para Jericó, foi assaltado por alguns ladrões. Ele apanhou dos ladrões e ficou muito machucado e caído no chão quase morto. De repente passou pelo mesmo caminho um sacerdote (explique que os sacerdotes eram homens que cuidavam da parte espiritual do povo, como os nossos pastores, que se preocupam com a nossa vida espiritual) e viu aquele homem machucado, mas nem ligou, contando sua viagem. Que pena! Ele não quis ajudar o homem machucado.Logo depois do sacerdote, passou um levita (explique que os levitas eram pessoas que cuidavam da igreja, preocupavam-se com as necessidades do poco, e também ajudavam no louvor) pelo mesmo cainho e também não parou para ajudar o pobre homem. O sacerdote e levita, que passaram por ali, estavam preocupados com eles mesmos e não quiseram parar para socorrer o homem machucado.Depois veio por ali um outro homem, era um samaritano (samaritano era a pessoa que nascia em Samaria - uma cidade ali perto - e os judeus não gostavam deles). Será que ele vai ajudar o homem machucado ou vai ser como os outros dois? Ah! Ele olhou, parou e ficou triste com aquela situação e resolveu ajudá-lo. Cuidou das feridas daquele homem, colocou-o em seu animal e levou-o para uma hospedaria, isto é, um hotel daquele tempo, onde o homem poderia ficar até melhorar. O samaritano pagou o tratamento e a hospedagem do homem doente. Que homem bom era aquele samaritano!Depois que Jesus acabou de contar esta história, perguntou: "qual deste três foi o próximo do homem assaltado, o levita, o sacerdote ou o samaritano?" Ele responde: "O que ajudou". Quem foi o homem que ajudou? (Deixe os alunos responderem.) Muito bem, foi o samaritano. Então, Jesus disse àquele homem: "você deve fazer a mesma coisa, ajudar quem está precisando.
Conclusão
Jesus espera isto de você, também. Mas quem é o seu próximo? Como você pode ajudá-lo? Seu próximo é toda pessoa que precisa da sua ajuda: seu colega de escola, seu amigo de brincar, aqueles que passam fome, sua mãe que pede sua ajuda em alguma tarefa de casa.Jesus quer que você ame o seu próximo, fazendo-lhe o bem. E assim você estará demonstrando para ele o amor de Deus. 





















































































0 comentários:

Postar um comentário