RSS

Série: Deus cuida de mim - Lição 4: Jesus está comigo quando estou c problemas!


SERIE: DEUS CUIDA DE MIM

LIÇÃO 4: JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO ESTOU COM PROBLEMAS!

Textos Bíblicos: ATOS 12:1-17 – Salmos 46:1

Texto para decorar: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” Salmos 46:1

PRINCIPIO: “Jesus me dá segurança quando estou com problemas ”

OBJETIVOS: Ao finalizar a classe as crianças poderão:

- Abrir o coração e contar algum problema e como se sentiram quando atravessavam essa situação.

- Aprender a pedir a ajuda do Senhor Jesus quando surgirem problemas de qualquer tipo.

-Expressar como percebem os cuidados de Deus através de Jesus nas suas vidas.

- Saber que Deus ouve nossas orações pelas pessoas que estão em dificuldades.

QUEBRA-GELO: NA PRISAO

- Colocar um tapete em um dos cantos da sala. Usar cordas, presas em cadeiras, para cercar a área do tapete. As crianças devem estar em círculo no centro da sala. 
Explicar que Pedro ficou numa prisão. Diga que era como se ele precisasse ficar no tapete (aponte para o tapete), sem poder sair. Dar uma bola à primeira criança e pedir que passe para a próxima criança tão logo a música comece. Quando a música parar, a criança que estiver segurando a bola de deve ser levada até o tapete. 
Continuar até que todas as crianças estejam no tapete. Se a classe for pequena o quebra-gelo poderá ser repetido. 

HORA DA PALAVRA:

(Figura 1)

No início da igreja, em Atos,  os discípulos eram perseguidos pelos Judeus  e por Herodes que era o rei da época. Este rei mandou prender Pedro para agradar os judeus. Pedro era vigiado pelos guardas, mas a igreja continuava a orar com fervor por ele. Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo para matá-lo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia.

(Figura 2)

De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela.

O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse:

— Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.

– Aperte o cinto e amarre as sandálias! — e Pedro fez o que o anjo mandou.

— Ponha a capa e venha comigo!  Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo estava libertando-o. Ele pensava que aquilo era uma visão. Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram.  Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora. Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: — Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o Seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.

(Figura 3)

Pedro foi para a casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, orando. Ele bateu na porta da frente, e a empregada, que se chamava Rode, foi ver quem era. Quando reconheceu a voz de Pedro, ficou tão contente, que, em vez de abrir a porta, voltou correndo para contar que Pedro estava lá fora. Então eles disseram: — Você está maluca! Porém ela insistiu que era verdade. Aí eles disseram: — É o anjo dele! Enquanto isso, Pedro continuava batendo. Finalmente eles abriram a porta e, quando viram que era Pedro mesmo, ficaram muito assustados. Ele fez um sinal com a mão para que ficassem quietos e contou como o Senhor o tinha tirado da prisão trazendo grande livramento.

— Contem isso a Tiago e aos outros irmãos! — disse ele. Em seguida saiu dali e foi para outro lugar. 

Pedro foi preso injustamente, não tinha feito  nada de errado. Mas os discípulos oraram por ele, confiaram no Senhor, o Deus que pode todas as coisas. E o Senhor o libertou da prisão de forma milagrosa. Deus quer também operar de forma milagrosa em sua vida, tenha fé, ore, busque ao Senhor e o milagre virá!

Todas as pessoas tem problemas e passam por situações difíceis. Limos na Bíblia que Pedro, discípulo do Senhor Jesus, atravessou um serio problema. Ele foi posto na prisão por um rei perverso que o desejava matar. Mas Jesus não somente esteve com Pedro na prisão, Ele também o resgatou tirando-o dali e desfazendo os planos de maldade do rei Herodes. Da mesma maneira Jesus está conosco quando temos problemas y pode nos tirar das situações mais difíceis e de grande tristeza. Lembre, nos problemas e dificuldades Jesus está com você.

  • Você está atravessando por algum problema ou dificuldade que traz tristeza e preocupação? Qual? (permita respostas)

  • Tal vez você não esteja atravessando um situação difícil, pero um familiar o amigo sim. Você conhece alguém que está em dificuldade? Como você poderia ajudá-la? (permita respostas) Os amigos de Pedro oraram continuamente por ele  e algo maravilhoso aconteceu. Os amigos de Pedro se preocuparam com ele. Eles oraram juntos pela segurança dele. Quando oramos pelos outros, mostramos que nos preocupamos com eles. As pessoas na família de Deus oram umas pelas outras.

MOMENTO DE ORAR:

Líder separe as crianças em duplas e peça para orarem uma pelas outras. Peça para que compartilhem motivos de oração e de um tempo para que intercedam umas pelas outras. Depois feche orando pelos motivos que as crianças manifestaram.

 

ATIVIDADE:

Montar uma TV com a historia Bíblia que estudamos. Uma vez terminado o trabalhinho peça apara as crianças contarem a historia como si fosse um filme.

 Pra Gabriela Pache de Fiúza









 




Créditos: Sementinha Kids

0 comentários:

Postar um comentário